amp-auto-ads MUNDO CAIPIRA DE MOACYR FILHO: JUQUINHA & JUNQUEIRA google-site-verification: google12b119954d14d862.html

JUQUINHA & JUNQUEIRA


"OS MINEIROS QUE NÃO PERDEM O TREM "
*****

Juquinha trabalhava na lavoura até a vocação musical levá-lo definitivamente para o cenário artístico nacional. Estreou na Rádio Itatiaia de Nova Lima em 1949, com a idade de 19 anos, após deixar Itambé do Mato Dentro, sua cidade natal. Depois da Rádio Itatiaia, seguiram-se a Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Rádio Tupi, Tamoio, Mayrink Veiga, Mauá, no Rio de Janeiro. Em São Paulo atuou na Tupi, ingressando posteriormente na Bandeirantes.
Osvaldo Franco (Dino Franco) nasceu em 08 de setembro de 1936, na cidade paulista de Paranapanema, mas foi registrado na vizinha Conceição do Monte Alegre. Filho de José Lázaro Franco e Maria das Dores Ramos Franco. É o terceiro dos doze filhos do casal.
Trabalhou na roça colhendo algodão. Viveu em Rancharia e Paraguaçu Paulista, onde fez o Tiro de Guerra. Começou a compor no ano de 1951, e iniciou sua carreira artística em 1954, na Rádio Marconi, passando também pelos microfones da extinta Rádio Difusora de Rancharia.
Iniciou sua carreira profissional em São Paulo, no ano de 1956. Formou a dupla Tibagi e Pirassununga e se apresentavam na Rádio Nacional que era a coqueluche da época e hoje é a Globo. Odilon Araújo, locutor oficial da rádio, foi quem os apresentou e os deu esse pseudônimo. Gravaram um disco 78 rotações pela RGE com o xote "Peão de Minas" e a rancheira "Falsos Carinhos". A dupla se desfez em 1959.
Depois deixa de ser o Pirassununga para se tornar o Junqueira da nova dupla Juquinha e Junqueira, que durou cerca de três anos. Foram os primeiros a gravar pela RCA Canden, ainda em 78 rotações, músicas como "Três Mulheres", "Maldita Aliança" e "Mineiro Não Perde o Trem", que foi um grande sucesso.
Em 1963 retorna com o antigo nome (Pirassununga) e faz dupla com Piratininga. Gravam para a CBS e posteriormente para a Continental. Essa dupla também foi desfeita, só que dessa vez, com a morte de seu novo companheiro.
Texto; Moacyr Filho
Fonte; Web
*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

1960- Os Mineiros Que Não Perdem o Trem

*****

<<  GRAVAÇÕES  EM  DISCOS  78 RPM  >>


>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

<< O U T R A S  F O R M A Ç Õ E S >>

*****

<< V Í D E O S >>

LINKS;

(VIDEOS EM EDIÇÃO)

*****   *****   *****

OS PIONEIROS DA VIOLA E SUAS  GRAVAÇÕES EM DISCOS 78 RPM ESTÃO EM; 

https://reliquiasertaneja.blogspot.com/ 

 
CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****

>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS. (SALVO EXCEÇÕES),  FORAM DIGITALIZADOS E ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário