amp-auto-ads MUNDO CAIPIRA DE MOACYR FILHO: MATOGROSSO (Solo) google-site-verification: google12b119954d14d862.html

MATOGROSSO (Solo)


*****

João Batista Bernardo (Matogrosso) nasceu em Vista Alegre do Alto, no interior do estado de São Paulo, em 25 de novembro de 1949, na fazenda que o administrava e na qual passou os primeiros sete anos de sua vida. Bem cedo recebeu influência da mãe, que tocava cavaquinho e cantava na cidade. Começou a cantar ao lado do irmão mais velho, Jeremias, apresentando música sertaneja sendo muito estimulado pelos amigos. Aos treze anos mudou-se com a família para Marília, onde se dedicou também ao futebol, chegando a jogar no juvenil do Marília Atlético Clube. Com quinze anos participou de um trio "Landinho, Ladir e Dezinho", cantando na rádio local sucessos românticos da época, especialmente do repertório de Miltinho. Por volta de seus dezoito anos, a família se mudou para o interior do estado de Mato Grosso, perto da fronteira com a Bolívia, onde em contato com os bolivianos e paraguaios, teve a oportunidade de se aperfeiçoar no violão. Trabalhava na lavoura e compunha rasqueados em parceria com o irmão. Numa festa em Porto Espiridião, conheceram Eugênio, que tocava órgão num conjunto de música jovem e que os acompanhou no acordeon. Os irmãos Bernardo resolveram então formar um trio com ele e ir tentar a vida artística em Cáceres. Era o trio "Planície, Planalto e Geninho", que se apresentou em programas de rádio; no entanto, para se manterem, os irmãos tinham que trabalhar fazendo poços. Nesse serviço um dia, João Batista sofreu um acidente, ficando impossibilitado de trabalhar por três meses. Seu irmão, desgostoso, voltou ao trabalho da fazenda e ele foi fazer parte de um conjunto em que Eugênio tocava, passando a cantar músicas populares românticas. Foi bem sucedido e era até conhecido como "Roberto Carlos de Cáceres". A partir disso, trabalhava numa loja de materiais de construção, entregava gás nas casas, depois passou a vendedor das Casas Pernambucanas.
Em 1970 voltou para Marília e fez dupla com Santiago do conjunto "Los Gringos". Cantou na rádio da cidade, tentou gravar em São Paulo, mas com a situação financeira bastante difícil, resolveu terminar a dupla e voltar para a fazenda em Mato Grosso, onde passou a trabalhar com o irmão, em medição de terras, não esquecendo, contudo a música.
Em 1972 voltou para São Paulo e empregou-se numa loja de tecidos na Rua Paula Souza, chegando com o tempo a faturista da firma. No final desse ano, conheceu Mathias, começando logo a ensaiar com ele, músicas do repertório de Belmonte e Amaraí, no entanto não chegaram a fazer dupla nessa ocasião, pois Mathias foi transferido para um serviço em Londrina.
Em 1973 Matogrosso fez dupla com Tito Xavier e gravaram um compacto "Os Farrapos". Também fizeram algumas músicas em parceria, como "Pai Tião" que, mais tarde, faria sucesso no primeiro LP da dupla Matogrosso e Mathias.

Confira mais detalhes em "Matogrosso & Mathias"

*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

1992- Eu Ainda te Amo

 *****
1993- Eu Sou o Cara


*****
1997- Fala Pra Mim


*****

<< O U T R A S  F O R M A Ç Õ E S >>

*****

<< V Í D E O S >>

LINKS;

(VIDEOS EM EDIÇÃO)

*****   *****   *****

OS PIONEIROS DA VIOLA E SUAS  GRAVAÇÕES EM DISCOS 78 RPM ESTÃO EM; 

https://reliquiasertaneja.blogspot.com/ 

 
CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****

>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS. (SALVO EXCEÇÕES),  FORAM DIGITALIZADOS E ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário