amp-auto-ads MUNDO CAIPIRA DE MOACYR FILHO: SULINO & CARREIRINHO google-site-verification: google12b119954d14d862.html

SULINO & CARREIRINHO


*****

Adauto Ezequiel (Carreirinho) nasceu em Bofete, no interior do estado de São Paulo, no dia 15 de outubro de 1921. Filho do Sr. João Batista e da Dona Domitilde Maria Pereira. João Batista plantava café, e tinha criação. Foram três filhos, um menino e duas meninas. Seu João Batista era vizinho de Seu João Tropeiro, violeiro de quem Adauto ficava apreciando o pontear da viola.
Sendo neto de alemães, seu nome seria Adauto Humziker; o escrivão, no entanto, achou Humziker complicado demais e acabou registrando o menino como Adauto Ezequiel.
Nunca pegou duro nas lidas da roça. Tendo sido o caçula, era poupado. Mexia com o gado leiteiro, com amansação das potrancas e quando sobrava um tempinho, lá estava o Adauto com a viola no colo, presente que lhe foi dado por seu pai, apesar de muita resistência inicial, já que seu João achava que viola era coisa de vagabundo...
Com 15 anos, mudou-se para Pardinho, onde foi pedreiro e ajudou a construir a igreja matriz do lugar.
Já na escola, fazia seus versos e tocava a viola. Em 1936, no último ano do curso primário, tocou pela primeira vez em público, apresentando a moda de viola (de sua autoria) "Minha Vida" em sua festa de formatura, pelo que foi bastante aplaudido.
Começou a se apresentar em festinhas e circos de Sorocaba, cantando músicas de Raul Torres. E foi num circo em 1945 que formou a primeira dupla, Adauto e Ferraz, a qual durou um ano.
Em 1946, seguiu para a capital paulista onde formou uma segunda dupla com Piracicaba, adotando o nome de Botucatu, na dupla "Piracicaba e Botucatu". Ficaram juntos durante um ano.
Em seguida Adauto mudou o nome para Pinheiro e juntou-se ao investigador de polícia José Stramandiola, que passou a chamar-se Zé Pinhão, e formaram a nova dupla "Zé Pinhão e Pinheiro". Em junho de 1947, estrearam no programa "Sítio do Bicho de Pé", na Rádio Record de São Paulo.
Stramandiola, no entanto, sendo policial, não encontrava compatibilidade de horário entre o seu emprego e a música. Acabou optando pela polícia. E a dupla "Zé Pinhão e Pinheiro" se desfez naquele mesmo ano.
Em seguida, Adauto formou a nova dupla com Lúcio Rodrigues de Souza, nascido em 03 de dezembro de 1923, em Santa Rita do Passa Quatro, no interior do estado de São Paulo, e falecido em 21 de maio de 1970.

Foi a partir da parceria com Zé Carreiro que iniciou-se praticamente sua vida artística, seguindo-se das parcerias com Tião Carreiro, Zé Matão, Carreiro dentre outros.
Gravou também um disco com Sulino, contendo sucessos de Sulino e Marrueiro, e Zé Carreiro e Carreirinho.
Sulino além de cantor e compositor, foi diretor e produtor de estúdio e gravações.
Faleceu em 30 de julho de 2005.
Fonte; Web

*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

2002- Matando Saudades

*****

<< O U T R A S   P A R C E R I A S >>


>> DISCOGRAFIA <<
*****
>> DISCOGRAFIA <<
*****
*****
  
>>  DISCOGRAFIA  <<
*****
 
>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

*****

*****

*****

<<   V Í D E O S  >>

LINKS;

(VIDEO EM EDIÇÃO)

*****   *****   *****

OS PIONEIROS DA VIOLA E SUAS  GRAVAÇÕES EM DISCOS 78 RPM ESTÃO EM; 

https://reliquiasertaneja.blogspot.com/ 

 
CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****

>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS. (SALVO EXCEÇÕES),  FORAM DIGITALIZADOS E ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário