amp-auto-ads MUNDO CAIPIRA DE MOACYR FILHO: TORRINHA & DE MARINO google-site-verification: google12b119954d14d862.html

TORRINHA & DE MARINO

" OS IMPERADORES DA ALEGRIA "
*****

Antônio Boaventura de Oliveira (Torrinha), nasceu em Boa Esperança do Sul, no interior do estado de São Paulo, em 1922 e faleceu em Diadema/SP, em 1988. Em 1945, Antônio Boaventura se mudou para a capital paulista onde, em 1950, passou a fazer parte do trio "Os Bandeirantes B9", com Pinheirinho e Hamilton. O trio realizou algumas gravações entre 1953 e 1955, como "O Anjo do Senhor", "Veneração", "Mula Faxina", "Formação do Mundo", "Boiadeiro Viajadô", "Lamentos de um Gaúcho", "Tapera da Morte", "Eu Tenho Tudo", "Triste Abandonado" e "Fazendo Comparação". 
Em 1954, Torrinha conheceu "Canhotinho" na Rádio Record de São Paulo, e formaram dupla. Canhotinho havia sido contratado pela Record para substituir Pinheirinho, que havia saído da emissora e deixado o cantor Torrinha sem acompanhante.
Torrinha e Canhotinho gravaram pela RCA Víctor em 1957 o primeiro disco 78 rpm, com "Jornada de São Gonçalo" e "Divino Espírito Santo", e que foi o maior sucesso da dupla e lhes deu o Troféu Roquete Pinto em 1958 e também o Prêmio Chico Viola em 1959.
Torrinha e Canhotinho deram destaque no seu repertório à Congada e à Folia-de-Reis, festejos religiosos típicos das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A idéia, por sinal, havia partido do cantor, compositor e produtor sertanejo Palmeira, que havia encomendado pesquisa sobre a música folclórica do Centro-Sul a Thalma de Oliveira, que era produtor da TV Record de São Paulo, além de ter encomendado ao Torrinha que escrevesse letras de músicas baseadas em tal pesquisa.
Torrinha e Canhotinho mantiveram a dupla até 1960. A discografia consiste em apenas 7 discos 78 rpm, gravados na RCA Víctor.
Torrinha continuou com a carreira artística e apresentou durante 15 anos o programa "Terra Brasileira", além de ter também atuado em diversas outras duplas, dentre elas "Torrinha & De Marino" e trios, realizando algumas gravações na Continental na década de 70. 
Texto; Moacyr Filho
Fonte; Web

*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

1970- Os Imperadores da Alegria
*****

<< O U T R A S  F O R M A Ç Õ E S >>

*****

<< V Í D E O S >>

LINKS;

01- A MODA DA SAPAIADA
(Torrinha/Tropeirinho)

*****   *****   *****

OS PIONEIROS DA VIOLA E SUAS  GRAVAÇÕES EM DISCOS 78 RPM ESTÃO EM; 

https://reliquiasertaneja.blogspot.com/ 

 
CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****

>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS. (SALVO EXCEÇÕES),  FORAM DIGITALIZADOS E ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário