amp-auto-ads MUNDO CAIPIRA DE MOACYR FILHO: BRASÃO, SERENO & GAROA google-site-verification: google12b119954d14d862.html

BRASÃO, SERENO & GAROA


*****

Cândido de Paula Brasão, o Brasão, e Walter Machado Rabelo, o Brasãozinho (nascido em Catalão/GO, no dia 13 de março de 1940), foram a formação inicial da dupla caipira "Brasão e Brasãozinho".
Walter Machado Rabelo é filho de Geraldo Rabelo de Souza e Zaíra Tormim Machado, que eram lavradores no interior goiano.
Cândido de Paula Brasão e Benedito Brás dos Reis formaram, na segunda metade da década de 50, a dupla "Brasão e Marinheiro", que gravou dois discos 78 rpm pela Copacabana.
Pouco tempo depois, Benedito formou com Orlando Bianchi a famosa dupla Caçula e Marinheiro, que foi contemporânea da dupla "Brasão e Brasãozinho".
O que aconteceu, na verdade, foi que a primeira formação da dupla Brasão e Brasãozinho durou pouquíssimo tempo, e passou despercebida na maioria das biografias que já foram escritas.
A dupla Brasão e Marinheiro se desfez e o Marinheiro formou a dupla com o Caçula, enquanto que o Brasão (Cândido de Paula Brasão) formou uma dupla de curta duração com Sapezinho: a dupla "Brasão e Sapezinho" que, no ano de 1960, gravou pelo selo Sinter, três discos 78 rpm.
Cândido e Walter haviam se conhecido no ano de 1959 no interior do estado de Goiás, onde moravam em fazendas vizinhas. Ainda na infância, descobriram o que era gostar da boa música.
Finda a dupla com Sapezinho, Cândido formou com Walter a primeira dupla "Brasão e Brasãozinho".
No entanto, com pouco tempo de formação da dupla, Cândido de Paula Brasão partiu prematuramente para o andar de cima e Brasãozinho formou dupla com Tião Carreiro, dupla essa que durou apenas 11 meses e que não chegou a gravar nenhum disco.
Brasãozinho formou também com Tibagi, o trio "Tibagi, Brasãozinho e Nardelli" que também não chegou a ter nenhum registro fonográfico.
Brasãozinho formou também com o Barrinha a dupla "Barrinha e Brasãozinho", que gravou 2 LP's pelo selo Caboclo/Continental.
Quando ainda formava dupla com o Barrinha, Walter Rabelo conheceu Adésio Silvestre, o "segundo Brasão", nascido em Viradouro/SP no dia 03 de abril de 1943.
Brasão e Brasãozinho gravou o primeiro disco 78 rpm pelo selo Philips, em 1960, com as músicas "Minha Cruz" e "Meu Caminhão".

Veja mais em "Brasão & Brasãozinho" 

*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

1968- Cortinas Coloridas

*****

<<  O U T R A S  P A R C E R I A S  >>

*****

<<   V Í D E O S  >>

LINKS;

(VIDEO EM EDIÇÃO)

*****   *****   *****

OS PIONEIROS DA VIOLA E SUAS  GRAVAÇÕES EM DISCOS 78 RPM ESTÃO EM; 

https://reliquiasertaneja.blogspot.com/ 

 
CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****

>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS. (SALVO EXCEÇÕES),  FORAM DIGITALIZADOS E ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário