amp-auto-ads MUNDO CAIPIRA DE MOACYR FILHO: GERALLDO VIOLA & PARANAENSE google-site-verification: google12b119954d14d862.html

GERALLDO VIOLA & PARANAENSE


*****

Valdomiro Neres Ferreira (Goiano), nasceu em Sítio de Abadia, próximo a Goiânia, no estado de Goiás, no dia 11 de maio de 1960.
Valdomiro formou inicialmente com o bioleiro Valdo de Souza (também conhecido como Valdo Viola) a dupla "Neres e Nerci", que durou de 1978 até 1980.
Nerci (Valdo) resolveu então tentar a sorte na capital paulista. Oito meses depois, porém, Valdomiro o chamou de volta a Goiânia, e os dois voltaram a cantar em dupla, a qual teve o nome mudado para "Neres e Nerinho".
Alguns meses depois, "Neres e Nerinho" seguiram para São Paulo, onde conheceram outros violeiros renomados, e entre eles o Tião Carreiro, que gostou dos acordes que Valdomiro (Neres) tirava de sua viola.
A dupla "Neres e Nerinho", no entanto, não chegou a gravar nenhum disco e acabou se desfazendo, ainda no início da década de 80. Nessa época, o Valdomiro formou com João Roberto Alonso a dupla "Goiano e Paranaense", enquanto que o Valdo formou outra dupla com seu irmão Valdinho.
Valdo Viola já gravou 3 CDs junto com seu irmão.
João Roberto Alonso (Paranaense) nasceu em Londrina, no estado do Paraná, no dia 10 de abril de 1959 e, com apenas 2 meses de idade seguiu para o interior paulista, na região de São José do Rio Preto, onde reside até hoje.
"Goiano e Paranaense" lançaram seu primeiro LP em 1988, intitulado "Lágrimas de Pai", com composições de Lourival dos Santos, Tião Carreiro, Amaraí, Léo Canhoto, Joel Marques, Toni Viola, Domério de Oliveira e muitos outros, além do próprio Goiano.
O segundo LP, no entanto, só foi lançado seis anos depois, em 1994. Nesse período, entre diversos shows, Goiano e Paranaense sofreram um acidente de carro nas proximidades de Orlândia/SP. Goiano dormia no banco traseiro e foi atirado para fora do veículo, tendo sofrido lesões na garganta.
Impossibilitado de cantar e praticamente sem fala durante quase dois anos, Goiano recuperou sua voz graças ao Dr. Paulo Fontes e a gravação do segundo disco foi possível. Nesse segundo disco, destacou-se a música "O Doutor e o Caipira".
Goiano e Paranaense gravaram mais três discos: "A Voz do Cantador" (1996), "O Poder do Criador" (2000) e "Minha Vida, Minha Luz" (2003). A dupla participou do DVD "100 % Caipira" (lançado pela Indie Records em 2005), interpretando "Doutor Caipira".
No entanto, a dupla "Goiano e Paranaense" se desfez no início de 2008. Goiano formou uma nova dupla com Gustavo (Marcio Joel Moreira, nascido em Catanduva, no interior do estado de São Paulo, no dia 12 de março de 1966, e que já havia cantado em carreira-solo em Ibirá/SP e São José do Rio Preto).
E o Paranaense formou nova dupla com Geraldo Viola, o mesmo que integrava a dupla Geraldo Viola e Dino Guedes.
As duplas "Goiano e Gustavo" e "Geralldo Viola e Paranaense" também duraram muito pouco. No primeiro semestre de 2009, Goiano e Paranaense voltaram a cantar em dupla novamente, anunciando novo CD para alegria de seus fãs.
Essa não foi a primeira vez que a dupla "Goiano e Paranaense" se separou... Divino e Donizete também haviam se separado e, nesse tempo aconteceu o mesmo com "Goiano e Paranaense" e também com "Dombar e Darlei"; então, formou-se a dupla "Divino e Paranaense", a qual gravou um disco, mas pouco passou de 6 meses. Donizete fez dupla com Dombar e durou um ano e meio.
A dupla "Goiano e Paranaense" se desfez novamente, e Paranaense formou a dupla "Alexandre e Paranaense", enquanto Goiano arranjou outro parceiro, mas mantendo o nome da dupla "Goiano e Paranaense", e lançaram dois novos trabalhos.
Goiano faleceu em 18 de julho de 2014, vítima de câncer.

*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

2008- Amarrados Neste Amor

*****

<<  O U T R A S  P A R C E R I A S  >>

*****

*****
>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

>>  DISCOGRAFIA  <<
*****

<<  V Í D E O S  >>

LINKS;

(VIDEO EM EDIÇÃO)

*****   *****   *****

OS PIONEIROS DA VIOLA E SUAS  GRAVAÇÕES EM DISCOS 78 RPM ESTÃO EM; 

https://reliquiasertaneja.blogspot.com/ 

 
CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****

>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS. (SALVO EXCEÇÕES),  FORAM DIGITALIZADOS E ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário