amp-auto-ads MUNDO CAIPIRA DE MOACYR FILHO: IRMÃS FREITAS & VONINHO google-site-verification: google12b119954d14d862.html

IRMÃS FREITAS & VONINHO


*****

Ana Lúcia e Luciana são os nomes artísticos escolhidos pelas irmãs Alice de Freitas Machado (nascida em Taquaral/GO, no dia 11 de novembro de 1961) e Ilda de Freitas Machado (nascida também em Taquaral/GO, no dia 24 de fevereiro de 1958).
Filhas de João de Freitas Machado e Maria José Pereira, uma família humilde e numerosa, composta por mais 10 irmãos, e que tiveram suas infâncias bastante ocupadas com o trabalho na lavoura, trabalho esse bastante pesado e exercido desde os 6 anos de idade, mas que não as impediu de desenvolver o gosto musical nem de participar das festas de Folias de Reis!
Irmãs de André e Andrade, Alice e Ilda iniciaram a carreira musical no ano de 1976, cantando em circos e festas no estado de Goiás, com apenas 15 e 18 anos de idade, respectivamente. Começaram na raça contra a vontade dos pais, que depois mudaram de opinião. Estrearam como profissionais cantando no Circo Pingo de Ouro em Caldazinha/GO.
Dois anos depois, em 1978, as Irmãs Freitas gravaram seu primeiro disco, pela Gravadora RDG, com destaque para a música "Canoeira da Araguaia" (Albertino Soares, André e Andrade), cujo sucesso proporcionou à jovem dupla a contratação pela gravadora Chantecler, na qual elas gravaram os LP's seguintes. Foram contratadas também pela Rádio Record de São Paulo para integrarem o elenco do famoso programa sertanejo da época "Linha Sertaneja Classe A" apresentado por José Russo, onde atuaram por alguns anos.
Foi a partir dessa época que as Irmãs Freitas passaram a gravar e se apresentar em companhia do saudoso sanfoneiro Voninho (Ivone Ferreira Dias, natural de Jataí/GO), que enfeitava os arranjos e valorizava suas apresentações.
Além de atuar como acordeonista, Voninho também foi uma espécie de "empresário" das Irmãs Freitas, marcando shows, escolhendo o repertório, e às vezes até "atuando como guarda-costas".
Voninho havia iniciado sua carreira artística em 1963 em Jataí/GO, sua cidade natal, tendo logo se entrosado no meio musical, com o apoio dos radialistas Jerônimo Gonçalves Assis, Edgard de Souza e José Béttio.
Consideradas como sendo "As Musas da Música Caipira", com um repertório selecionado, além de irradiar beleza e simpatia, as Irmãs Freitas fizeram e ainda fazem bastante sucesso em todo o país.
O jeito de cantar no estilo goiano, proporcionou às Irmãs Freitas uma característica muito especial que serviu para projetá-las no meio artístico musical.
Seus irmãos André e Andrade, também ajudaram bastante no início da carreira das Irmãs Freitas, passando-lhes a experiência e tendo sido responsáveis pelo lançamento da dupla. O pai (João de Freitas Machado), apesar de ter sido, de início, contra a carreira musical das filhas, acabou também sendo um grande incentivador, além de ter sido um dos compositores de seu repertório desde o primeiro LP.

*****   *****   *****

<<  D I S C O G R A F I A  >>

1979- Velho Cuiabá

 *****
1980- Borboleta


*****
1981- A Filha Que Volta


*****
1982- Vestido Branco


*****
1983- Pobre Menino Rico


*****

<< O U T R A S  F O R M A Ç Õ E S >>


*****

*****

*****

<< V Í D E O S >>

LINKS;

(VIDEOS EM EDIÇÃO)

*****   *****   *****

OS PIONEIROS DA VIOLA E SUAS  GRAVAÇÕES EM DISCOS 78 RPM ESTÃO EM; 

https://reliquiasertaneja.blogspot.com/ 

 
CONTATOS:
jomosa.filho@gmail.com
*****

>>   RESGATANDO E PRESERVANDO NOSSA CULTURA SERTANEJA  <<
TODOS OS ÁLBUNS AQUÍ APRESENTADOS. (SALVO EXCEÇÕES),  FORAM DIGITALIZADOS E ARMAZENADOS EM ARQUIVOS MP3 A 128 Kbps
*****
***
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário